g2h

level

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro fique sabendo que a localização é privilegiada bem no Parque do Flamengo. Desde 1948 o Museu se destaca como uma instituição cultural Brasileira de maior envergadura pelo grau de importância.

Apesar de ser uma organização particular não visa fins lucrativos.
Grandes acontecimentos marcaram sua trajetória,muito embora tenha perdido parte de seu acervo no incêndio de 1978. Com mais de 12 mil objetos parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993.
O Museu nasceu como entidade civil em 1951, e no ano seguinte foi instalado provisoriamente no Palácio da Cultura. Em dezembro de 1952, a Câmara dos Vereadores aprova proposta de doação de terreno de 40 mil metros quadrados para a instituição. A transferência à sede própria se dá, contudo, em 1958, quando é inaugurado seu Bloco Escola. O Bloco de Exposições (prédio principal) foi inaugurado em 1963.
Para quem não sabe o incêndio de 1978 foi causado por um cigarro ou falha elétrica, destruiu 90% de seu acervo, principalmente obras de Picasso (cabeça cubista e um Retrato de Dora Maar), Miró, Salvador Dalí, Max Ernst, René Magritte, Ivan Serpa, Manabu Mabe e muitos outros, além de todos os trabalhos presentes em uma grande retrospectiva de Joaquin Torres García.
Sua retomada ocorre após 1082.
A passeio ou a trabalho,chegando ao Rio não deixe de visitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares